Instituir a cultura de que a formação humana, entre outros sujeitos, é dever do profissional da Educação;
Reforçar a autoridade do argumento, ou seja, sua legitimidade, por meio do processo amplo e democrático de discussões;
Trabalhar com saberes;
Quebrar fronteiras no processo formativo do sujeito (discente), sobretudo as fronteiras disciplinares e de áreas de formação;
Adequar a metodologia de ensino para o aluno jovem e/ou aluno trabalhador;
Desenvolver a consciência didático pedagógica na comunidade docente;
Envolver toda a comunidade acadêmica no processo de formação;
Mudar a cultura institucional, onde todos os colaboradores tenham consciência da sua responsabilidade na formação;
Construção de um currículo que atenda as exigências de qualidade social
Qualificar o ensino, melhorando a relação professor – aluno;
Criar uma verdadeira identidade para o curso, com suas características e realidades;
Criar politicas em que o NDE esteja em consonância com os coordenadores/assessores;
Motivar a concretização do Projeto Pedagógico do curso e avaliar o planejado
Acompanhar o trabalho dos professores.
Instituir a cultura onde o docente responsabiliza-se e se desafia a enfrentar limites e obstáculos à construção do conhecimento;
Discutir o papel do Assessor Pedagógico e Coordenador de Curso;
Criar momentos coletivos para possibilitar identidade e fortalecer o Desenvolvimento da Universidade;
Melhorar a comunicação horizontal e vertical;
Formar o perfil e caráter dos Câmpus;
Minimizar conflitos de interesses particulares e pensar no bem comum;
Possibilitar qualidade no Ensino;
Identificar as competências que podem ser desenvolvidas e/ou adquiridas na experiência educacional;
Garantir oportunidades de aprendizagem;
Promover a formação geral dos futuros professores da educação básica, visando a qualidade do ensino por parte dos egressos;