O Desenvolvimento Curricular é um processo dinâmico e contínuo, desenvolvido em diferentes fases e níveis, e que tem como pilares o sujeito em seu contexto e completude dos seus direitos; os procedimentos próprios, a gestão democrática e a luta história por uma universidade pública/gratuita e de qualidade social. O currículo, por sua vez, objeto de intensos debates, não se esgota em si mesmo, e requer a participação ativa dos artífices dos processos de ensino e aprendizagem. Exigindo, por sua vez, muita atenção aos contextos práticos e concepções capazes de proverem as mais diversas transformações na produção e socialização da produção do conhecimento. Desse modo, deve-se considerar, em atitude sempre problematizadora os materiais, técnicas e/ou tecnologias de aprendizagem, os possíveis modelos de gestão, organização e estruturas pedagógicas. A Universidade Estadual de Goiás, na atualidade, está em processo de construção coletiva e diálogo com os Câmpus Universitários que promovem relações, produzem saberes, conhecimento e cultura, em vista de socializar, recriar e ressignificar a cultura herdada.